A Secretaria de Compras de Balneário Camboriú homologou nesta segunda-feira (13) a contratação da Igara Engenharia Ambiental para a implantação de dunas embrionárias e restinga na faixa de areia alargada da Praia Central. A empresa, que tem sede em Itajaí, venceu a licitação com proposta de R$ 1,2 milhão. O valor de referência divulgado pela prefeitura era de até R$ 1,5 milhão.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A instalação das dunas e da restinga fazem parte dos condicionantes impostos pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) para execução do alargamento. A ideia é que a estrutura, que simulará o ambiente natural, ajude a proteger a orla e a conter a praia do avanço do mar.
Passar o Réveillon em Balneário Camboriú pode custar tão caro quanto em Paris ou Nova York
A empresa terá contrato de longo prazo para colocação e acompanhamento da área verde. Serão 10 meses para delimitação de áreas com cercas e trilhas, e 18 meses de plantio do cinturão verde, com 33 mil mudas de espécies nativas. A fase seguinte será de monitoramento e retirada de espécies invasoras.
Continua depois da publicidade
Destinos de SC estão entre os mais procurados do Brasil para Natal e Réveillon
As dunas e a restinga serão instaladas a uma distância de 25 a 30 metros do atual calçadão, porque já levam em conta o espaço necessário às obras de reurbanização, que estenderão o passeio areia adentro. A expectativa é que os trabalhos iniciem depois da temporada de verão, quando a empresa já tiver produzido as primeiras mudas.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú