O fotógrafo Cristian Cruz registrou na manhã desta terça-feira (27) o passeio de uma baleia-franca com seu filhote pela orla da Praia de Bombas, em Bombinhas. As imagens mostram que o bebê reluta em se separar da mãe – mas experimenta a liberdade e gira o corpo muito próximo da superfície. Um espetáculo da natureza.

Continua depois da publicidade

Karina Grosh, bióloga do Instituto Baleia Franca, comenta que a temporada de baleias em Santa Catarina está se aproximando do auge, que ocorre em setembro. Ela deverá sobrevoar a área da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, na metade do próximo mês, para uma contagem das "visitantes".

O primeiro sobrevoo, no início de julho, indicou a presença de 15 baleias. Na semana passada, uma avaliação feita com observação em terra apontou para 36, na região entre Garopaba, Laguna e Imbituba.

O número é mais baixo do que no ano passado, quando foram avistadas 280 baleias em Santa Catarina. Segundo a bióloga, essa redução era esperada, já que em 2018 ocorreu um boom reprodutivo da espécie no Litoral catarinense.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Continua depois da publicidade