Dados recém-divulgados pelo IBGE sobre a distribuição populacional nos bairros traz um fato surpreendente em Santa Catarina: Balneário Camboriú, a segunda menor cidade em área territorial, tem o bairro mais populoso do Estado. São mais de 58 mil moradores no Centro da Dubai Brasileira.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp
O número chama atenção por dois fatores em especial. Um deles é o fato de que a cidade tem o metro quadrado médio mais caro do país, segundo o índice FipeZap. O segundo é o aumento da população residente, que ficou evidente na comparação com o Censo 2010: o número de moradores fixos subiu quase 29%.
Outro aspecto é a concentração da população residente nos arredores da Praia Central. Apesar da profusão de apartamentos no Centro, a cidade não integra a lista das que têm mais imóveis desocupados no Estado. O maior percentual de desocupação ocorre em Jaguaruna – 69%.
Quais são os bairros mais populosos de SC:
Continua depois da publicidade
Mobilidade é desafio
A hiperverticalização do Centro de Balneário Camboriú é o que permite um grande número de moradores em um espaço territorial reduzido. A cidade concentra, hoje, os maiores arranha-céus residenciais do país. Mas essa concentração traz desafios à infraestrutura pública, como abastecimento de água, esgoto, e mobilidade urbana.
O município foi um dos primeiros em SC a instituir sistema gratuito de ônibus urbanos para reduzir a circulação de veículos.