O projeto do túnel subaquático que ligará Itajaí e Navegantes – uma obra de engenharia inédita no Brasil – está mais perto de ter o financiamento internacional autorizado. Na véspera do feriado de Carnaval três prefeituras que dividirão os custos do empréstimo – Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú – manifestaram ao Banco Mundial interesse na continuidade das tratativas e definiram o projeto de mobilidade como prioritário.
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O encontro reuniu remotamente o espanhol Carlos Bellas, gerente do projeto junto ao Banco Mundial, e os prefeitos de Volnei Morastoni (MDB), Fabrício Oliveira (Podemos) e Liba Fronza (DEM). Além do túnel submerso, o empréstimo de US$ 120 milhões inclui recursos para a reurbanização da orla de Balneário Camboriú e a integração do transporte coletivo intermunicipal com veículos elétricos. O pacote, desenvolvido pelo projeto InovAmfri, é considerado uma virada de chave no modelo de mobilidade urbana na região.
Projeto bilionário, túnel subaquático Itajaí-Navegantes terá tecnologia internacional
No momento, o projeto está em fase de juntada de documentos para o Banco Mundial, que dará retorno sobre a primeira fase do processo de financiamento até o fim de abril. Só então o pedido de empréstimo internacional passará pela análise das Câmaras de Vereadores de cada um dos municípios envolvidos, que analisarão a capacidade de endividamento e as condições das cidades para contrair o débito.
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Em Itajaí, a Câmara instalou uma comissão para acompanhamento do projeto. A primeira reunião ocorreu na semana passada. Em dezembro, o financiamento foi autorizado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão do Ministério da Economia que avalia empréstimos internacionais.
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Como será distribuído o empréstimo internacional
Túnel
Investimento público – US$ 20
Investimento privado – US$ 160
Total: US$ 180 milhões, ou R$ 925 milhões (cotação atual)
Transporte coletivo integrado elétrico
Investimento público – US$ 42 milhões
Investimento privado – US$ 80 milhões
Total: US$ 122 milhões, ou R$ 627 milhões (cotação atual)
Orla de Balneário Camboriú
Investimento público – US$ 58 milhões
Investimento privado – sem previsão
Total: US$ 58 milhões, ou R$ 298 milhões (cotação atual)