A onda de intolerância que levou ao cancelamento da participação da jornalista Míriam Leitão e de seu marido, o sociólogo Sérgio Abranches, continua repercutindo na 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul. O escritor Paulo Lins, autor de ‘Cidade de Deus’, que faria nesta sexta-feira um bate-papo com o público, decidiu cancelar a vinda a Santa Catarina. O autor suspendeu a participação como resposta às manifestações intolerantes.
Continua depois da publicidade
A organização informou, em nota, que o bate-papo com Paulo Lins, que teria como tema O livro, o filme e o samba, será substituído pelo Guia de Leitura: Literatura, rock e resistência, com Gelson Bini. O comunicado informa que os organizadores respeitam a decisão do escritor.
O escritor Paulo Lins cancelou sua participação de hoje no evento por não compactuar com o clima de intolerância que se instaurou e que ocasionou o cancelamento de dois convidados. Respeitamos e entendemos a decisão do autor.
Painel debate intolerância
Nesta quinta-feira, a organização da Feira do Livro apresentou um painel sobre intolerância, que foi transmitido ao vivo nas redes sociais. A discussão iniciou com a leitura de mensagens de ódio e ameaças endereçadas à jornalista Míriam Leitão, após o anúncio de sua participação no evento. Especialistas falaram sobre as razões políticas e filosóficas que levam a posturas intolerantes.
O episódio envolvendo Míriam Leitão repercutiu nacional e internacionalmente. A jornalista falaria, em Jaraguá do Sul, sobre sua formação como leitora e escritora, e seus livros favoritos.
Continua depois da publicidade