A Receita Federal anunciou na terça-feira (5) a prorrogação do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para 31 de maio, uma extensão de um mês em relação à data original, que era 29 de abril. Oficialmente, a justificativa é a dificuldade de empresas e contribuintes com o preenchimento correto da declaração devido às restrições impostas pela Covid-19 – mas os auditores fiscais em SC afirmam que se trata de mais um reflexo do “desmonte” no órgão, com corte no orçamento e falta de servidores.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Com exceção dos dois primeiros anos de pandemia, a última vez que a Receita Federal prorrogou a entrega da declaração de Imposto de Renda foi em 1995. Para o Sindifisco Nacional Florianópolis, que reúne os auditores fiscais que atuam na Delegacia da Receita Federal na Capital, o novo prazo é reflexo direto da mobilização da categoria, que desde o final do ano passado vem protestando contra o corte orçamentário no órgão.
Debandada nos cargos de chefia da Receita Federal em SC em resposta a corte bilionário
– Não foi por falta de alerta: com os cortes no orçamento, sem concurso público e defasagem na carreira, a insatisfação é geral na casa. O Governo Federal precisa rever o orçamento da RFB e regulamentar a Lei 13.464 com urgência para que o trabalho possa voltar a normalidade – diz o presidente do Sindifisco Florianópolis, auditor fiscal Roger Corrêa
Continua depois da publicidade
Ao longo dos últimos meses, auditores fiscais que atuavam em postos de comando entregaram cargos de chefia e os servidores estão realizando Operação Padrão em todo o País com o objetivo de sensibilizar o Governo Federal. Até agora, não houve diálogo com o governo.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Liminar para suspender voos de Moisés em aviões do Estado é negada pela Justiça
Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses
Fora da disputa eleitoral, Luciano Hang abre loja da Havan na terra de Lula
“Peixe” de Bolsonaro, secretário nacional da pesca deixa cargo para se candidatar em SC