A Receita Federal anunciou na terça-feira (5) a prorrogação do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para 31 de maio, uma extensão de um mês em relação à data original, que era 29 de abril. Oficialmente, a justificativa é a dificuldade de empresas e contribuintes com o preenchimento correto da declaração devido às restrições impostas pela Covid-19 – mas os auditores fiscais em SC afirmam que se trata de mais um reflexo do “desmonte” no órgão, com corte no orçamento e falta de servidores.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Com exceção dos dois primeiros anos de pandemia, a última vez que a Receita Federal prorrogou a entrega da declaração de Imposto de Renda foi em 1995. Para o Sindifisco Nacional Florianópolis, que reúne os auditores fiscais que atuam na Delegacia da Receita Federal na Capital, o novo prazo é reflexo direto da mobilização da categoria, que desde o final do ano passado vem protestando contra o corte orçamentário no órgão.

Debandada nos cargos de chefia da Receita Federal em SC em resposta a corte bilionário

– Não foi por falta de alerta: com os cortes no orçamento, sem concurso público e defasagem na carreira, a insatisfação é geral na casa. O Governo Federal precisa rever o orçamento da RFB e regulamentar a Lei 13.464 com urgência para que o trabalho possa voltar a normalidade – diz o presidente do Sindifisco Florianópolis, auditor fiscal Roger Corrêa

Continua depois da publicidade

Ao longo dos últimos meses, auditores fiscais que atuavam em postos de comando entregaram cargos de chefia e os servidores estão realizando Operação Padrão em todo o País com o objetivo de sensibilizar o Governo Federal. Até agora, não houve diálogo com o governo.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​

Liminar para suspender voos de Moisés em aviões do Estado é negada pela Justiça​​

Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses​

Fora da disputa eleitoral, Luciano Hang abre loja da Havan na terra de Lula

“Peixe” de Bolsonaro, secretário nacional da pesca deixa cargo para se candidatar em SC