O incêndio que destruiu a sede do Warung, reconhecido como uma das melhores baladas eletrônicas do mundo, levantou uma série de informações sobre uma suposta venda do terreno onde ficava a estrutura, à beira-mar no Canto Norte da Praia Brava, em Itajaí. Ao longo dos anos o clube recebeu inúmeras propostas pela área – mas, segundo informações oficiais da casa, ele não foi vendido, ao contrário de boatos que circulam nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

​Receba notícias de Itajaí e região pelo WhatsApp

O terreno do Warung está em uma área disputada pela construção civil na Praia Brava – um símbolo do eterno impasse entre a preservação ambiental e o desenvolvimento do mercado imobiliário no Litoral de Santa Catarina. O Canto Norte da Brava, também conhecido como Canto do Morcego, é alvo do interesse e do assédio das construtoras.

Warung é destruído por incêndio na Praia Brava em Itajaí; veja vídeo

O Canto Norte vive uma queda de braços entre o setor econômico, que pressiona por mudanças nos parâmetros do Plano Diretor, hoje em fase de revisão, e a Associação de Moradores da Brava, que quer a preservação do máximo possível da área. Nos últimos 10 anos, o local já foi alvo de protestos de grande repercussão, como o Abraço ao Canto do Morcego, que pediu a interrupção das liberações de obras no local.

Continua depois da publicidade

As imagens do incêndio, especialmente as que mostram os estragos do alto, indicam o quanto a área é delicada do ponto de vista ambiental, coberta por mata costeira. Boa parte dos terrenos do Canto Norte é área de preservação, o que tem “segurado” a velocidade das construções. Apenas um empreendimento foi erguido até agora à beira-mar, beneficiado por uma lei antiga. O prédio faz divisa com o terreno do Warung.

Governo Lula quer transferir universidade da PRF de Florianópolis para Brasília

No ano passado, um acordo entre a prefeitura de Itajaí, o Instituto Itajaí Sustentável (Inis), que é o órgão ambiental municipal e o Sinduscon encerrou uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) que questionou o sombreamento da Praia Brava. A negociação estabelece que nenhuma edificação na orla, no Canto Sul e no Canto Norte, pode sombrear a praia antes das 17h.

Incêndio destrói Beach Club Warung em SC

Leia mais

A vida de luxo do “braço direito” do Escobar Brasileiro em Balneário Camboriú

Jorginho institui Escola Sem Partido em SC para atender deputada que “caçou” professores

Vereadoras ameaçadas em SC pedem proteção à Polícia Federal

Exclusivo: Prefeito de Lages, Ceron teria recebido mesada de R$ 50 mil de pivô da Operação Mensageiro