O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Leopoldo Brüggemann, participou na terça-feira da posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e trouxe suas impressões sobre o evento, que ficará marcado por assinalar a resiliência das instituições diante dos ataques à democracia e ao sistema eleitoral.
Continua depois da publicidade
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Presidentes dos TREs de todo o país participaram da transmissão da presidência, do ministro Edson Fachin para Alexandre de Moraes.
– A posse foi extremamente concorrida, com autoridades de todas as matizes da República. O Ministro foi muito claro em suas posições contra as fake news, alertando os candidatos que não operem uma campanha com ódio e, sim, com tranquilidade, mostrando suas qualidades e suas propostas de governo. Neste ponto o Ministro foi aplaudido efusivamente – relatou o desembargador, confirmando o que mostraram as imagens da cerimônia.
Como mostrou a transmissão ao vivo, quem não aplaudiu as afirmações do ministro em defesa do sistema eleitoral foi o presidente Jair Bolsonaro (PL), que participou da solenidade com expressão fechada .
Continua depois da publicidade
Além do presidente do TRE- SC, o governador Carlos Moisés (Republicanos) também esteve no evento – era um dos 22 governadores presentes. A posse do ministro foi marcada pela convivência de aliados históricos e inimigos irreconciliáveis – como a democracia deve ser.