A arquiteta Maria Fernanda Wiethorn Aliano, diretora da we.arch, um dos mais renomados escritórios de arquitetura do país, que vem expandindo sua atuação internacionalmente, recebeu pela quinta vez o “Oscar” do Núcleo Catarinense de Decoração (NCD). Com quase 200 lojas de arquitetura e decoração associadas, o núcleo premia arquitetos, lojistas e outros especialistas do setor, sendo a experiência internacional a mais destacada das premiações. O evento é uma iniciativa para homenagear os profissionais do Estado, destacando a inovação, design e volume de projetos concluídos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O escritório de arquitetura integra o Grupo FG – está presente em quatro dos 10 edifícios mais altos do Brasil e assina uma das maiores coberturas do país. Dentre os premiados pela regional litoral, a we.arch recebeu, pelo quinto ano, a premiação internacional promovida pelo núcleo.

– Trazer, novamente, o prêmio para casa é uma felicidade enorme. É o reconhecimento do último ano de trabalho, calcado na dedicação e competência da nossa equipe – conta Maria Fernanda Wiethorn Aliano, arquiteta e diretora da we.arch. Representando um dos escritórios mais atuantes do estado, Maria Fernanda embarcou com destino à Grécia para viver a experiência proporcionada pelo NCD 2024.

O roteiro iniciou pela Capital grega, onde a arquiteta e os demais premiados visitaram a Acrópole, seu museu e a Fundação Stavros Niarchos — este último, projeto de Renzo Piano, vencedor do prêmio Pritzker, uma das homenagens mais relevantes da arquitetura. Para Maria Fernanda, presenciar o contraste entre as duas obras, o Parthenon e a Fundação, evidenciou a pluralidade de caminhos existentes em sua área.

Continua depois da publicidade

– Foi inspirador! Poder ver a valorização de espaços abertos e públicos, com paisagismo integrado, trouxe uma nova perspectiva a ser incorporada em nossos projetos.

Os homenageados também visitaram as Ilhas de Santorini e Creta, onde participaram da Festa de Premiação do NCD às margens do Mar Mediterrâneo.

– Visitar a Grécia é conectar-se com o passado: tanto da humanidade, como da própria profissão, já que a arquitetura grega é um dos primeiros temas que aprendemos na faculdade. Essa volta às nossas origens é uma forma de construir o novo, especialmente ao lado de tantas outras referências no setor. Foram sete dias de trocas: de experiências, percepções e desafios da profissão, em um ambiente riquíssimo em cultura e história.

Escritório está presente em quatro dos 10 prédios mais altos do Brasil. Veja quais são os recordistas:

Continua depois da publicidade