Depois de nove meses de voos suspensos em Santa Catarina, a companhia aérea Aerolineas Argentinas voltou a operar em Florianópolis. O primeiro voo chegou neste domingo (3) e não teve a ocupação divulgada. Com as fronteiras terrestres fechadas no país vizinho, a única ligação com os Hermanos é por via aérea.
Continua depois da publicidade
A empresa manterá a rota com dois voos semanais até o fim de abril, para atender o período de alta temporada. A expectativa é que a ligação direta também possibilite o reencontro de muitas famílias argentinas que vivem no Estado. São cerca de 10 mil argentinos vivendo em Santa Catarina, metade deles em Florianópolis.
> Dagmara Spautz: Santa Catarina passou de exemplo para vergonha nacional no combate ao coronavírus
Continua depois da publicidade
Os voos demandam protocolos sanitários. Quem embarca precisa apresentar teste de Covid-19 feito a no máximo 72 horas. No aeroporto os passageiros passam pela barreira sanitária, assim como os que viajam em voos domésticos.
> São Paulo confirma dois casos da variante do coronavírus identificada no Reino Unido
A Floripa Airport informou que, com a Argentina, o aeroporto chega a três ligações internacionais diretas retomadas. Também já voltaram a operar no terminal voos do Chile e do Paraguai.
A retomada da ligação aérea com a Argentina é uma boa notícia, mas ainda não anima o setor do turismo. Isto porque a maioria dos visitantes argentinos vem ao Estado de carro – e, por enquanto, as viagens continuam suspensas. A proibição vai até 7 de janeiro, mas não se descarta a possibilidade de que seja estendida.
Rui Schurmann, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina (ABIH-SC), disse que há procura e interesse dos argentinos em vir ao Brasil. Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú estão entre as cidades mais desejadas. No entanto, sem a garantia de que poderão passar pela fronteira, os argentinos desistem da viagem.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz