A escolha do coronel Araújo Gomes, ex-comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), tem causado polêmica em Brasília. Desde que foi anunciado, o coronel é alvo de uma campanha contrária à nomeação por parte da ala radical do governo Bolsonaro – o que levou a Frente Parlamentar da Segurança Pública no Congresso Nacional a sair em sua defesa e emitir uma carta de apoio.

Continua depois da publicidade

Mensagens e montagens acusam o coronel de ser aliado da esquerda, de simpatizante do PSOL a comunista. A crítica é pela proximidade com o governo Moisés, a quem o coronel esteve subordinado até a última quarta-feira no Comando Geral da PMSC.

Eleito no tsunami bolsonarista, Moisés virou persona non grata depois que passou a criticar abertamente o presidente da República. No início da pandemia do novo coronavírus, as medidas de isolamento social também geraram críticas de Bolsonaro ao governador.

Nos bastidores, há um esforço por dissociar a imagem do coronel do governo de Santa Catarina. Araújo Gomes é reconhecido nacionalmente pelo papel que desempenha à frente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais, cargo que lhe garantiu livre trânsito em Brasília – e a indicação para a Senasp.

Na carta que enviou ao presidente Bolsonaro, a Frente Parlamentar da Segurança Pública afirma que Araújo Gomes foi alvo de “uma orquestrada e covarde série de ataques, com mentiras, montagens e descontextualizações de fatos”. O texto segue, dizendo que “o currículo do Coronel Araújo Gomes assegura a sua qualificação técnica e moral para o cargo, inclusive por isso, segue à frente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil”.

Continua depois da publicidade

Assinado pelo presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), o texto pede que a nomeação do coronel catarinense ocorra imediatamente após ele deixar o cargo de comandante geral em Santa Catarina – o que ocorreu na última quarta-feira (13).

Por enquanto, não há data marcada para a posse do coronel Araújo Gomes em Brasília. Ele não tem falado sobre a nomeação.

Leia a nota de apoio ao coronel

"O PRESIDENTE DA FRENTE PARLAMENTAR DA SEGURANÇA PÚBLICA, Entidade instituída nos termos do Ato da Mesa nº 69 de 2005, maior Bancada junto ao Poder Legislativo Federal, que congrega mais de trezentos Parlamentares Federais, entre Deputados Federais e Senadores da República, no uso de suas atribuições, REITERA PERANTE O SR. PRESIDENTE
DA REPÚBLICA E PERANTE TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA, O SEU APOIO AO CORONEL ARAÚJO GOMES PARA O CARGO DE SECRETÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA.

Desde que a sua escolha para o referido cargo foi anunciada pela mídia, se iniciou, por parte de alguns insatisfeitos, uma orquestrada e covarde série de ataques, com mentiras, montagens e descontextualizações de fatos. O currículo do Coronel Araújo Gomes assegura a sua qualificação técnica e moral para o cargo, inclusive por isso, segue à frente do Conselho
Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Continua depois da publicidade

Diversos Ofícios em apoio ao Coronel Araújo Gomes foram enviados ao Sr. Presidente da República, dentre eles:

■ Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal-ANEPF.

■ Federação Nacional de Oficiais Militares Estaduais-FENEME;

■ Associação dos Delegados de Polícia do Brasil-ADEPOL;

■ Associação Brasileira de Criminalística-ABC;

■ Associação dos Militares Estaduais do Brasil-AMEBRASIL;

■ Conselho Nacional dos Dirigentes de Polícia Científica-CONDPC;

■ Associação Nacional das Entidades Representativas dos Policiais Militares Estaduais, Bombeiros Militares Estaduais e Pensionistas-ANERMB.

Portanto, fica evidente que profissionais de todas as instituições do sistema de segurança pública reconhecem e apoiam o nome do Coronel PMSC Araújo Gomes para o cargo de Secretário Nacional de Segurança Pública.

Neste contexto, solicito ao Sr. Presidente que tão logo o Coronel Araújo Gomes passe o Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina na data de amanhã, quarta-feira, que seja publicado de imediato o ato de sua nomeação, colocando termo à covarde investida que tem sido feita contra sua pessoa.

Continua depois da publicidade

Por fim, vale ressaltar que será uma impar oportunidade de finalmente termos à frente da Senasp um profissional com experiência na área e em reais condições de fazer frente ao desafio do tema, que pede experiência, capacidade de agregação e competência, atributos que este Parlamentar e todas as entidades listadas reconhecem junto ao Coronel Araújo Gomes".

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​