DA REDAÇÃO*
O governo do Estado manteve a interdição dos cultivos de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões em Bombinhas e Porto Belo. Com isso, segue proibida a retirada, comercialização e consumo desses moluscos, inclusive nos costões e na beira de praia nas localidades de Zimbros, Canto Grande, Ilha João da Cunha, Araçá e Perequê.
Continua depois da publicidade
A interdição ocorreu na sexta-feira (2), após exames laboratoriais detectarem a presença de ácido ocadaico nos cultivos de moluscos bivalves da região. Os exames foram repetidos nesta semana, na segunda e quarta-feira, porém a concentração da toxina continua acima do tolerável, segundo a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural.
A tendência é de que a concentração diminua, mas não podemos afirmar quando. Novos exames serão realizados na próxima segunda-feira – afirma o gerente de Aquicultura e Pesca, Sergio Winckler.
As áreas serão liberadas após dois resultados negativos e consecutivos para a presença de toxinas nos moluscos. O ácido ocadaico, quando consumido por seres humanos, pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.
* A colunista Dagmara Spautz está em férias e volta a escrever neste espaço a partir do dia 15.
Continua depois da publicidade