O governo federal destinou R$ 475 milhões para as rodovias federais de Santa Catarina durante o primeiro semestre de 2024. O resultado mostra que o investimento na infraestrutura rodoviária manteve o forte ritmo de 2023, quando o estado bateu recorde histórico ao alcançar R$ 1 bilhão no ano. No primeiro semestre do ano passado, foram R$ 485 milhões.

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O bom desempenho em 2024 é fruto do orçamento ampliado colocado à disposição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pelo governo federal e também da capacidade do órgão de transformar os recursos em obras.

Apesar de praticamente repetir o patamar de investimento semestral do ano passado, o ano de 2024 trouxe novidades no perfil das obras em Santa Catarina. Ganharam protagonismo os serviços de manutenção – principalmente pela restauração do asfalto nas BRs 470, no Vale do Itajaí, e 280, no Planalto Norte – e pelas obras emergenciais provocadas pelas chuvas. O total gasto com manutenção neste primeiro semestre ficou em R$ 243 milhões, pouco mais do que os R$ 226 milhões do primeiro semestre de 2023.

Veja o investimento federal dos últimos anos:

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Já as obras de construção, que englobam as duplicações das BRs 470 e 280 e a restauração em concreto da BR-163, receberam R$ 223 milhões entre janeiro e junho de 2024 – pouco menos do que os R$ 245 milhões do primeiro semestre do ano passado. A redução é fruto da proximidade de conclusão dos lotes 1 e 2 da duplicação da BR-470 e também da concretagem da BR-163, que, perto do fim, têm menor frente de serviço.

O resultado de R$ 475 milhões investidos no primeiro semestre foi conquistado em meio a incertezas quanto ao orçamento federal, já que no ano passado o governo contou com recursos extras via PEC da Transição e chegou a 2024 pressionado para cumprir a promessa de déficit zero nas contas públicas. No entanto, foi confirmada recentemente a disponibilidade de mais de R$ 1 bilhão para o DNIT investir em Santa Catarina neste ano, repetindo o orçamento recorde do ano anterior. O montante deve garantir um segundo semestre sem perda no ritmo de obras.

A perspectiva do DNIT é seguir com foco na manutenção da malha rodoviária, principalmente nas vias do oeste, como as BRs 282, 158, 480 e 163, onde alguns trechos ainda são considerados ruins ou péssimos, com problemas de buracos e falta de sinalização. O valor também deve assegurar o andamento das obras de duplicação, desapropriações e operações de fiscalização.

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