Mesmo com a trágica marca de 20.279 mortos por Covid-19, Santa Catarina tem a menor taxa de letalidade do Brasil. O índice é de 1,56%, contra 2,7% na média nacional. Alguns estados chegam a registrar mais que o dobro da letalidade catarinense, como Rio de Janeiro (4,89%), São Paulo (3,46%) e Amazonas (3,14%).
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
A taxa de letalidade considera o número de mortes em relação à quantidade de pessoas contaminadas. Por isso, além de fatores como a atenção na rede de saúde, o dado é sensível a variações como a testagem aplicada em cada estado, por exemplo. Desde o início da pandemia, SC se manteve entre as três menores taxas de letalidade do país. O índice vem melhorando nos últimos três meses.
Outro fator que influencia na taxa de letalidade é a vacinação. Em dezembro, por exemplo, o percentual de óbitos das pessoas que contraíram a Covid-19 ficou abaixo de 0,6% em SC. Nos últimos dias, apesar da alta no número de casos confirmados, quase todos os infectados têm sintomas leves como resultado da vacina – o que ajuda a empurrar a taxa de letalidade para baixo.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia mais
Caravelas-portuguesas invadem Litoral Norte de SC; espécie é mais perigosa que água-viva
Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão
Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões