O Conselho Universitário da UFSC aprovou, por unanimidade, conceder o título de Doutora Honoris Causa, em memória, a Antonieta de Barros, uma das personalidades mais importantes da história da educação e da política em Santa Catarina. Professora e jornalista, Antonieta foi a primeira mulher negra a assumir uma cadeira como deputada em um Legislativo estadul no Brasil.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Com o título, o Conselho Universitário reconhece a importância de Antonieta de Barros para a educação estadual e nacional. A homenagem foi uma iniciativa de três pesquisadoras do Centro de Educação (CED) – Joana Célia dos Passos, Eliane Debus e Patrícia de Moraes Lima. A proposta também teve a participação da Associação de Educadores Negras, Negres e Negros de Santa Catarina (Aensc).
Bolsonaro virá a Santa Catarina para passar férias em meio a pressão por verbas para rodovias
A obra “Antonieta de Barros: professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil” (2021), de Jeruse Romão, foi citada entre as justificativas para a homenagem. Nela a autora descreve como Antonieta atuou pela democratização da educação e da escola pública e na organização política de professores em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú