A rejeição de membros do PSD em Santa Catarina ao PT foi um dos fatores determinantes para frear uma possível aliança nacional do partido com o ex-presidente Lula no primeiro turno. O mesmo movimento pode ajudar a consolidar a chegada de Eduardo Leite e sua confirmação como candidato à presidência pelo partido.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No fim de semana, reportagem do Uol mostrou como o antipetismo presente internamente no PSD, nos três estados da região Sul, interferiu na decisão de Gilberto Kassab de baixar a fervura nas conversas que vinha mantendo com Lula. No dia 9 deste mês, Kassab chegou a dizer à imprensa que uma parceria com o PT no primeiro turno “não era impossível”. A afirmação provocou reação explosiva no partido em SC.
Aproximação de Kassab e Lula causa estardalhaço no PSD em SC
Para o deputado Milton Hobus, presidente estadual do PSD, não há dúvidas de que a rejeição ao PT e território catarinense tenha interferido na mudança de rota. Outras fontes do partido ouvidas pela coluna ressaltaram que havia sério risco de uma debandada, caso a parceria se confirmasse desde já. Kassab sabia disso.
Continua depois da publicidade
Quinteto formado por União Brasil, PSD, PSDB, PP e Podemos volta a se encontrar
O recuo na perspectiva de um apoio imediato a Lula reforçou a construção da candidatura própria. Como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, dá sinais de que não pretende seguir na disputa majoritária, ganha força o projeto encabeçado por Eduardo Leite. O governador gaúcho – por enquanto, tucano – vê o convite do PSD como “cavalo encilhado” e tem dito a interlocutores que não pretende deixar escapar a oportunidade.
Em Santa Catarina, a possibilidade de Leite encabeçar a disputa pelo partido não apenas acalmou os ânimos exaltados pela hipótese de aliança com Lula no primeiro turno – a ideia foi muito bem recebida internamente. Leite é candidato preferido do PSD no Estado. Para o PSD catarinense, pesa a favor do governador gaúcho o “fator proximidade”.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
A reunião secreta de Gean Loureiro com PSD, Podemos PSDB e PP
Dario Berger cancela inscrição nas prévias do MDB
SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel
Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão
Continua depois da publicidade