A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou a mudança societária na operação do Porto de Itajaí para a multinacional brasileira JBS, que assumirá o controle da titular do contrato, Mada Araújo Asset & Port Management Ltda., com 70% das cotas societárias. Conforme adiantado pela coluna no início do mês, a operação será feita pela Seara, uma das subsidiárias da JBS. Os valores envolvidos na negociação não foram divulgados.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A coluna apurou que representates da JBS/Seara já estão no Porto de Itajaí para discutir a transição. A orientação da empresa é de “velocidade total”. O prazo dado pela Antaq para a empresa iniciar a operação é de até 180 dias – mas as informações de bastidores indicam previsões mais otimistas. A movimentação de novas linhas de navios deve iniciar entre julho e agosto.
A JBS vai impulsionar o fluxo de caixa na operação do Porto de Itajaí – um entrave que vinha causando preocupação no setor portuário em relação à empresa Mada Araújo, que é inexperiente no setor de portos. O processo de alfandegamento já teve a documentação enregue, mas ainda falta a conclusão de sistemas, pavimentação e instalação de câmeras, o que deve custar cerca de R$ 10 milhões.
Em nota, a Antaq informou ter autorizado a transferência seguindo o que recomendou o parecer técnico da área de regulação da Agência. O pedido foi encaminhado pelo Ministério de Portos e Aeroportos no dia 14 de maio, e a autorização foi oficializada uma semana depois, na última terça-feira (21). O ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, disse na semana passada que a Antaq tinha 15 a 20 dias para analisar a proposta.
Continua depois da publicidade
Preocupação com Reforma Tributária lidera lista de demandas dos prefeitos de SC em Brasília
O contrato a ser assumido pela JBS/Seara para operar o Porto de Itajaí é temporário, até que seja concluída a concessão definitiva. O processo está em andamento: a primeira audiência pública já foi realizada, e a expectativa é que o edital seja lançado no segundo semestre.