Na sequência de reuniões que fará em Brasília, nesta quarta-feira (26), ao lado do governador Carlos Moisés (PSL), o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, formalizará ao Ministério da Saúde o pedido dos estados do Sul do país – Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná – para a liberação do fundo estratégico de vacinas do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Covid hoje: veja mapas e dados de mortes por covid-19 e da vacina em SC

O argumento é que, com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, é necessário aumentar o ritmo da vacinação para evitar um maior impacto da pandemia sobre o sistema de saúde.

SC tem a menor fila de espera por UTIs em quase 3 meses

André Motta vai representar as secretarias de Saúde dos três estados. O fundo estratégico do Ministério corresponde a 5% de cada remessa de vacinas recebida dos laboratórios. É como se fosse um ‘fundo reserva’ usado em caso de emergências. Ele foi utilizado, por exemplo, para reforçar a imunização em Manaus (AM), no início deste ano.

Continua depois da publicidade

“Talvez o pior momento ainda esteja por vir”, diz secretário sobre a pandemia de Covid-19 em SC

O secretário confirmou à coluna que o pedido ao Ministério é para utilizar, pelo menos 5% das doses de AstraZeneca do total que foi disponibilizado ao governo federal.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

Procon notifica Arteris por negar socorro a porco na BR-101

Hang dispara contra FHC após encontro com Lula

Sérgio Moro pode concorrer a senador por Santa Catarina em 2022

Vento derruba estátua da Havan no Litoral gaúcho

Catarinense Antonieta de Barros poderá integrar lista de heróis nacionais