O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a soltura do ex-diretor nacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. Ele estava preso preventivamente desde 9 de agosto de 2023, há paticamente um ano, no Complexo da Papuda, em Brasília.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Moraes entendeu que não há mais razão para manter a prisão preventiva, mas determinou medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de deixar o país, suspensão do porte de arma e proibição do uso de redes sociais, segundo apurou a jornalista Camila Bonfim, da Globonews.
A soltura de Silvinei traz um fato novo para as eleições municipais em Santa Catarina – especialmente em São José, na Grandr Florianópolis. O ex-diretor da PRF tinha intenção de se candidatar a prefeito pelo PL, projeto que derreteu com a prisão. A liberação, no entanto, ocorre poucos dias após o fim do prazo de convenções.
Agentes de inteligência da Presidência da República preparam visita de Lula a SC
Continua depois da publicidade
A coluna ouviu especialistas em Direito Eleitoral que afirmaram, sob reserva, que uma troca de candidatos no PL não é vedada – mas dependeria de uma renúncia da chapa já homologada em convenção, encabeçada por Adeliana Dal Pont (PL). O que não é cogitado no PL.
Outro ponto que interditaria Silvinei na disputa é a proibição de uso das redes sociais.
Como navio da Marinha que será lançado por Lula em SC revitalizou indústria dizimada pela Lava Jato
Logo após a divulgação da decisão de Alexandre de Moraes, o prefeito Orvino (PSD), principal adversário de Adeliana, apressou-se a publicar uma nota comemorando a liberação de Silvinei. Adeliana também se manifestou logo depois, em um post de solidariedade.
As denúncias contra o ex-diretor da PRF são graves. As investigações indicam que ele tentou interferir no resultado das eleições presidenciais de 2022 a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), usando a estrutura da corporação.