A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (17) isenão de impostos para o kit intubação, que inclui anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares, usados em pacientes graves de Covid-19. A tributação de ICMS sobre esses medicamentos pode chegar a 17%. O projeto de lei agora segue para sanção do governador Carlos Moisés (sem partido).
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Autor da proposta, o deputado Milton Hobus (PSD) diz que o objetivo é aliviar custos na área da saúde – especialmente para os hospitais filantrópicos, que respondem por uma grande fatia da rede de assistência no Estado. O aumento de demanda por essas medicações, em razão da pandemia de Covid-19, chegou a aumentar os preços em mais de 800%.
Erros do governo federal não eximem estados e municípios de prestar contas na pandemia
Outra lei aprovada recentemente pela Alesc isentou de tributação a compra e o transporte de oxigênio hospitalar em SC. Juntas, as duas leis devem resultar em R$ 40 milhões de renúncia fiscal ao Estado em 2021.
Continua depois da publicidade
A isenção de impostos para uma parte dos medicamentos e insumos destinados a pacientes com Covid-19 foi autorizada no país pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram