Para ampliar as relações comerciais e diplomáticas entre Santa Catarina e o Bahrein, a Alesc deu início à Frente Parlamentar Santa Catarina – Bahrein. A iniciativa propõe fortalecer os laços entre os dois territórios, promovendo parcerias e intercâmbio em áreas como educação, tecnologia e agricultura. O colegiado, instalado na quarta-feira (23) por Ato da Presidência, tem como integrantes os parlamentares Mário Motta (PSD), Antídio Lunelli (MDB), Fernando Krelling (MDB), Ivan Naatz (PL) e Marcius Machado (PL).
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Coordenador da Frente Parlamentar, Mário Motta reuniu-se com o embaixador do Bahrein no Brasil, Bader Abbas Alhelaibi, no dia 15 de outubro, em Brasília, para apresentar a proposta.
– A escolha do Bahrein como parceiro estratégico não foi por acaso. Assim como o nosso estado, é um território pequeno em tamanho, mas gigante em potencial. A conversa com o embaixador foi inspiradora, percebemos que temos muito em paralelo. Com essa frente, vamos intensificar as relações políticas, comerciais, culturais e turísticas pelo bem comum – afirma o deputado.
Topázio entra na campanha de Pimentel pela prefeitura de Curitiba
Continua depois da publicidade
O Reino do Bahrein, localizado no Golfo Pérsico, no Oriente Médio, é um importante centro econômico da região. O país se destaca pela riqueza petrolífera, o que o põe em posição de realce na geopolítica. A inauguração da Embaixada Brasileira no Bahrein, em 2021, representou um marco nas relações bilaterais.
A capital do país asiático, Manama, está sediando o Gymnasiade 2024, considerado como as Olimpíadas Escolares. Três técnicos e 25 atletas estudantis catarinenses estão competindo na principal competição mundial da categoria, ao lado da delegação brasileira composta por 280 pessoas. O desporto escolar é outra causa que deverá ser impactada com a criação da frente.
– Iremos lançar no início de 2025 o projeto Futuro Catarinense, que visa apoiar os nossos jovens atletas do desporto escolar. Por meio de uma plataforma, vamos conectá-los a patrocinadores e agentes esportivos, para que a jornada se torne mais simples diante das dificuldades, sobretudo, financeiras. Temos muitos talentos por aqui, mas que, infelizmente, acabam ficando pelo caminho – diz o deputado Mário Motta.