O aumento de espaço na faixa de areia após as obras de alargamento, em Balneário Camboriú, e a expectativa de uma temporada com grande movimentação – a melhor das últimas décadas, segundo o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) – levaram a Polícia Militar a atualizar as estratégias de policiamento durante o verão.
Continua depois da publicidade
A PM estabeleceu um protocolo específico para a orla da praia, que inclui rondas na faixa de areia durante 24 horas, usando quadriciclos e viaturas 4X4. A escolha do veículo dependerá do horário do dia e da movimentação de pessoas – as viaturas maiores serão usadas durante a noite e a madrugada.
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O comandante do 12º Batalhão, tenente-coronel Daniel Nunes da Silva, diz que a decisão de levar as rondas para a faixa de areia considera a característica de Balneário Camboriú, onde a movimentação na areia da praia ocorre durante dia e noite. Ele explica que a PM já fazia o monitoramento regular da orla, mas esse acompanhamento era possível a partir da Avenida Atlântica, com as bike patrulhas, por exemplo. Mas o alargamento exigiu mudança de estratégia porque o espaço se visualização é maior.
Solução para filas em Bombinhas custará R$ 90 milhões, dobro do valor original
Continua depois da publicidade
– Mesmo com a boa iluminação da praia, é importante estarmos presentes. A intenção é coibir, principalmente, crimes ao patrimônio e crimes sexuais – explica o comandante.
Outro foco de atuação da PM será o controle de embarcações, o que é feito em parceria com a Marinha do Brasil. O foco é a identificação de irregularidades, como condutores embriagados. Para isso, a Polícia Militar conta com a apoio de embarcações do Corpo de Bombeiros.
A região de Balneário Camboriú receberá um terço do reforço de policiamento que o Estado preparou para a Operação Veraneio. Dos 500 policiais militares que serão deslocados para essa atividade, 160 ficarão na 3ª Região, que integra o 12º Batalhão, em Balneário, o 1º Batalhão, em Itajaí, e o 25º Batalhão, em Navegantes. A maior parte desse efetivo, no entanto, ficará concentrada nas cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas, que recebem o maior fluxo de turistas. Serão 120 policiais.
Carros de luxo transformados em viaturas da PM em SC são tirados de circulação
Estratégia conjunta
A expectativa é de um trabalho conjunto entre as forças de segurança em Balneário Camboriú, integrado à Guarda Municipal. As ações incluirão uma base de segurança na Praça Almirante Tamandaré e um Comitê de Crise com diferentes órgãos de saúde e segurança pública, na Rua 1.500. No local, além de atendimentos de segurança serão oferecidos serviços de saúde e divulgação de atividades turísticas.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú