As obras de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú, que estão deixando mais extensa a faixa de areia, obrigaram os Bombeiros a rever estratégias de trabalho para os guarda-vidas. A questão é o espaço: com três vezes mais espaço separando os postos fixos do mar, a corporação reforçou o uso de quadriciclos e vai trabalhar, a partir deste verão, com cadeirões – estruturas móveis que ficarão mais próximas da água.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Subcomandante do 13º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Balneário Camboriú, capitão Marcus Vinícius Abre diz que o objetivo das unidades avançadas é agilizar os atendimentos. Ele explica que os guarda-vidas já atuam com rondas, circulando em duplas pela praia, e os cadeirões serão uma estratégia a mais.
Alargamento da praia na Barra Sul em Balneário Camboriú é concluído; veja antes e depois
Eles também serão utilizados na região da Barra Sul – a primeira a ser alargada, que acaba de ser liberada aos banhistas, e onde não há postos fixos. Hoje, o último posto guarda-vidas fica na altura da Rua 3.700.
Continua depois da publicidade
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Após o término das obras de engordamento de praia, o projeto dos Bombeiros é aumentar de seis para 10 o número de postos na orla da Praia Central. Isso deve ocorrer em conjunto com as obras de reurbanização. Veja onde ficarão os novos postos:

Os Bombeiros avaliam a necessidade de pedir aumento de efetivo para a região na Operação Veraneio. Nas últimas semanas, o movimento na Praia Central e nas praias agrestes de Balneário Camboriú levou a adiantar a reabertura de postos guarda-vidas que, em anos anteriores, só foram ativados a partir de 12 de outubro.
> Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú; veja ao vivo
> Por que draga que faz alargamento em Balneário Camboriú precisou ir até o Paraná para abastecer
Características da praia
Uma das principais preocupações dos guarda-vidas quanto às obras de alargamento é a adaptação dos banhistas a eventuais mudanças nas características da praia – o que, até agora, não ocorreu.
Continua depois da publicidade
Os Bombeiros têm se reunido semanalmente com a equipe técnica da obra para avaliar os dados do alargamento, e têm feito o monitoramento da dinâmica das correntes e possível formação de buracos. Por enquanto, a praia continua com as mesmas características de declividade suave, sem alterações. A Barra Sul, por onde começou o alargamento, é o trecho naturalmente mais protegido da praia, o que favorece as condições para os banhistas.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac