Agentes que integram o setor de Inteligência da Presidência da República estão em Santa Catarina para o protocolo de segurança que antecede as visitas oficiais do presidente Lula (PT). A equipe chegou na segunda-feira (5), para esboçar o esquema que será colocado em prática na passagem de Lula por Florianópolis e Itajaí, na sexta (9).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Esse trabalho é de praxe, e também era feito durante as visitas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Estado. A equipe de Inteligência define desde o local exato das cerimônias, até o efetivo necessário para acompanhar o presidente. Agentes de segurança empregados nesse tipo de missão dizem que estabelecer um esquema para Bolsonaro sempre foi mais desafiador, porque ele costumava “improvisar” nas agendas. Lula tem por hábito seguir as orientações das equipes.

Como navio da Marinha que será lançado por Lula em SC revitalizou indústria dizimada pela Lava Jato

Nesta quarta, equipes de comunicação e cerimonial da Presidência também chegaram ao Estado. A comitiva que acompanhará Lula ainda não foi divulgada, mas a coluna apurou que estarão com o presidente pelo menos dois ministros: o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o ministro da Defesa, José Múcio. A convite da Marinha do Brasil, a esposa de Múcio deve batizar a fragata Tamandaré, que será lançada ao mar em Itajaí. Janja não deve acompanhar Lula em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Uma série de orientações tem sido compartilhada entre participantes de movimentos sociais e apoiadores de Lula, que devem participar da agenda no Contorno Viário, na Grande Florianópolis – em Itajaí, a cerimônia é fechada. O material inclui recomendações como usar roupas confortáveis, protetor solar, e levar cartazes, faixas ou bandeiras sem mastro. Estão proibidos guarda-chuvas, bandeiras fixadas em cabos de madeira ou PVC, entre outros.