Os dois aeroportos administrados pela Infraero em Santa Catarina, Navegantes e Joinville, registraram aumento de 4,3% na movimentação de passageiros no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período no ano passado. O índice é maior do que a média nacional, que aumentou 3% no primeiro semestre do ano.
Continua depois da publicidade
Juntos, Navegantes e Joinville registraram 1,21 milhão de embarques e desembarques. O Aeroporto Ministro Victor Konder, de Navegantes, lidera a lista, com 959 mil passageiros no período.
O crescimento do terminal, no entanto, foi mais discreto que o de Joinville. Ficou em 2,9%, enquanto o aeroporto do Norte do Estado aumentou em 10% a movimentação de passageiros no período.
Os dois terminais integram o Bloco Sul, que está na 6ª rodada de concessões de aeroportos do governo federal. Oito empresas foram selecionadas para os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que começaram no mês passado. Até novembro, terão que apresentar propostas com valor mínimo da outorga, o padrão de operação e as obras que deverão ser executadas pelos consórcios vencedores da licitação.
A previsão é que o edital de leilão saia no segundo semestre do ano que vem.
Continua depois da publicidade
Oscilação
Considerando os índices mês a mês, o Aeroporto de Navegantes teve uma redução de 4,4% na movimentação de junho, em comparação com 2018. Os números do terminal têm oscilado – resultado da perda de rotas importantes, como a voo internacional Navegantes – Buenos Aires, que era operado pela Azul.
Expectativa
Até o final do primeiro semestre, os meses de maior movimentação no Aeroporto Ministro Victor Konder foram janeiro, com 200 mil passageiros, e abril, com 192 mil. A expectativa é que o terminal atinja, até dezembro, a marca de 2 milhões de embarques e desembarques no ano. O segundo semestre tem dois dos melhores meses em movimentação, julho e outubro.