A Infraero entregou oficialmente nesta segunda-feira (24) as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros e a nova torre de comando do Aeroporto de Navegantes. O investimento foi de R$ 61,7 milhões em verbas públicas – embora tenha sido leiloado na última rodada de concessões, o aeroporto ainda não foi entregue à concessionária.
Continua depois da publicidade
Estado e governo federal vão discutir futuro do Aeroporto de Navegantes no STF
O novo terminal tem quase o triplo de tamanho do terminal anterior e uma nova sala de embarque, cinco vezes maior. Ao longo das obras o aeroporto também ganhou área exclusiva para embarque internacional, climatização de todo o complexo, novas esteiras de restituição de bagagens, elevadores e escadas rolantes, além de mais seis sanitários e a ampliação da área de check-in.
Estado vai ao Supremo para obrigar construção de pista no Aeroporto de Navegantes
As obras, que começaram em junho de 2019, atrasaram seis meses. O governo havia planejado a finalização até dezembro de 2020.
Continua depois da publicidade
– Estamos entregando um terminal condizente com a importância e a relevância desta região – afirmou em nota o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros.



Polêmica
O projeto do novo terminal causou polêmica, porque o investimento foi apontado como uma sinalização de que o governo não tocaria as obras de uma nova pista, aguardadas há mais de 20 anos. O plano diretor do aeroporto prevê a construção de um novo terminal de passageiros, no lado oposto ao atual.
Como o leilão do Aeroporto de Navegantes vai levar o terminal a 30 anos de atraso
Embora o governo tenha garantido, à época, que a nova pista de Navegantes estava garantida, a estrutura acabou sendo retirada do edital de concessão dos aeroportos do Bloco Sul. A situação será discutida na Justiça, em duas ações: uma delas, movida pelo Foro Metropolitano de Itajaí, e a outra no STF, movida pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).
O ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação movida pelo Estado, marcou uma audiência de conciliação para o dia 14 de junho, com a participação da CCR – concessionária que arrematou os aeroportos do Bloco Sul.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também:
Para frear alta da gasolina governo de SC segura imposto
SC receberá 500 mil doses da Coronavac após liberação de insumos da China
Trabalhadores da indústria e comércio são os que mais morreram de Covid-19 em SC
Churrasco pode ficar mais caro em SC com freio nas exportações da Argentina