O Aeroporto de Navegantes recebeu pela primeira o Certificado Operacional emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que indica que o terminal alcançou condições de infraestrutura e segurança condizentes com os padrões internacionais. O superintendente da Infraero em Navegantes, Jaison Mello, diz que o certificado é como o atestado de “maioridade” – uma condição que melhora a competitividade em busca de novos voos.
Continua depois da publicidade
O certificado significa que o aeroporto está de acordo com as melhores práticas internacionais, especialmente no que diz respeito à segurança operacional. Hoje a operação considerada mais crítica é a que envolve pousos e decolagens do modelo Boeing 737-800. O documento emitido pela Anac indica que o aeroporto pode continuar operando esse tipo de aeronave e aumentar a frequência de voos do modelo, que tem capacidade para até 189 passageiros.
A certificação saiu em dezembro, e já foi publicada no Diário Oficial da União. O aeroporto estava em adequação para receber o documento desde 2014.
Obras
O certificado operacional chega num momento importante para o Aeroporto de Navegantes. O terminal de passageiros está em obras de reforma e ampliação, que devem ser concluídas nos próximos meses. O aeroporto também foi incluído na próxima rodada de concessões do governo federal, marcada para o segundo semestre.
As obras do terminal preveem, em breve, a demolição do terminal de passageiros atual. As operações serão transferidas para a área contígua, que está em obras, até que o terminal atual seja reconstruído.
Continua depois da publicidade
De acordo com o superintendente da Infraero em Navegantes, ainda não há data para que isso ocorra. O cronograma da obra prevê a mudança para o mês de fevereiro, mas a demolição só ocorrerá depois que todas as equipes estiverem prontas para atender no terminal provisório.