Um projeto de mapeamento da pegada de carbono rendeu ao Aeroporto Internacional de Florianópolis o título de Aeroporto Verde – Green Airport Recognition. O reconhecimento ocorreu durante a edição 2021 da Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), em Cancún, no México. A ACI é considerada a mais importante organização de aeroportos do mundo.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O sistema, que recebe o nome de Carbon Flow, rastreia dados sobre as emissões de gás carbônico e oferece solução tecnológica de gestão ambiental. O acompanhamento é feito em tempo real por meio de indicadores que são monitorados em um dashboard exclusivo, totalmente desenvolvido por funcionários da companhia.

Aeroporto de Florianópolis é o melhor do país na avaliação dos passageiros

Quadro de acompanhamento das emissões de CO2
Quadro de acompanhamento das emissões de CO2 (Foto: Cris Vieira, Zurich Airport)

Além de Florianópolis, o mesmo programa é utilizado nos aeroportos de Vitória e Macaé, que também são administrados pela concessionária Zurich Airport Brasil. Esta é a primeira vez que um projeto de gestão de carbono ainda na fase de mapeamento conquista um reconhecimento da ACI. Com a ferramenta, a concessionária pretende buscar também a certificação Airport Carbon Accreditation.

Continua depois da publicidade

Quem é o dono do Porsche apreendido em Itapema pela Polícia Federal

Em 2019, na última edição do evento, o Aeroporto Internacional de Florianópolis já havia recebido o título de aeroporto verde, por um projeto de gerenciamento de resíduos. Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, diz que as políticas socioambientais estão entre os pilares da empresa

– Temos trabalhado em diversas frentes em prol de um aeroporto mais verde, como o programa de gerenciamento de resíduos, que atingiu resultados concretos extraordinários. São mais de 858 toneladas de resíduos desviados do aterro sanitário. Também fazemos o reaproveitamento de água de chuva, com a captação em Florianópolis e Vitória. Nosso objetivo é melhorar ainda mais esses números.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais:

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú

Continua depois da publicidade

Polêmico, uso de fuzis por Guardas Municipais chega a SC