A 5ª Câmara de Direito Cível do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) julga nesta terça-feira (20) um recurso da advogada blumenauense Rosane Magaly Martins, que foi condenada em primeira instância a indenizar cinco estudantes de Medicina que posaram para uma foto com um gesto obsceno, em alusão à vagina. O caso ocorreu em 2017.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Na época, repercutia nacionalmente uma foto de estudantes de Medicina da Universidade de Vila Velha (ES), que posaram com as mãos representando vaginas e as calças abaixadas. Como punição, eles foram obrigados a executar trabalhos de responsabilidade social em prol das causas da mulher e de gênero.
A foto dos estudantes de Blumenau foi feita ao ar livre, em frente ao Teatro Carlos Gomes. A imagem repercutiu nacionalmente e levou a Universidade Regional de Blumenau (FURB) a instaurar uma comissão para apurar o caso.
A advogada criticou a imagem e foi processada pelos cinco estudantes, que alegaram que a foto foi feita “num momento de descontração” e não teve o compartilhamento autorizado.
Continua depois da publicidade
Em primeira instância, Rosane Magaly Martins foi condenada a pagar R$ 15 mil em indenização por danos morais. O julgamento não levou em conta o conteúdo da foto, mas a publicação.