A advogada Fernanda Sell, de Itajaí, lidera a lista sêxtupla da OAB para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), com recorde de votos – mais de 3,8 mil. Fernanda é advogada pessoal do governador Jorginho Mello (PL) e confirmou o favoritismo.

Continua depois da publicidade

Em seguida está outra apontada favorita na disputa, Claudia Bressan, de Florianópolis – advogada do deputado Julio Garcia (PSD) e casada com o ex-presidente da OAB, Paulo Brincas, que é padrinho político de Rafael Horn, Vice-Presidente Nacional da OAB. Ela recebeu mais de 2,4 mil votos.

Completam a lista sêxtupla Luciane Franzen, de Chapecó, Zany Estael Leite Junior, de Florianópolis, Willian Marcelo Borges Pina, de Joinville, e Giane Brusque Bello, da Capital.

Dois pontos chamam atenção na votação: o “tempero” político da disputa, já que três candidatos na lista tríplice têm alguma relação com lideranças políticas no Estado – além de Fernanda Sell e Claudia Bressan, Zany Leite Jr., conta com vínculo familiar no PP e teve na sua coordenação e apoio nomes vinculados ao MDB estadual.

O outro destaque é o fato de mulheres serem maioria na lista sêxtupla – quatro dos seis mais votados. O próximo desembargador escolhido ocupará vaga que era de Salete Sommariva, que se aposentou. Desde o início da disputa, falava-se sobre a tendência de que ela seja substituída por uma mulher, como fator de representatividade.

Continua depois da publicidade

O governador Jorginho Mello, a quem caberá a escolha final do próximo desembargador, vinha dizendo nos bastidores que gostaria de nomear uma mulher.

Veja a votação:

Fernanda Sell – 3.846 (28%)

Claudia Bressan – 2.413 (18%)

Luciana Franzen – 1.753 (13%)

Zany Estael Leite Junior – 1.296 (9,3%)

Willian Marcelo Borges Pina – 992 (7,12%)

Giane Brusque Bello – 851 (6,36%)