A família Pasqualotto assinou nesta quarta-feira (24) um acordo amigável que põe fim à disputa judicial envolvendo o controle das empresas, que atuam no ramo imobiliário. O nome da família é um dos mais conhecidos em SC no mercado de luxo, e está na assinatura de obras como o icônico Yachthouse by Pininfarina, em Balneário Camboriú, que está na lista dos maiores prédios da América Latina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Foram quase 30 dias negociação e mais 20 versões de alterações nas minutas até chegar à versão final. Atuaram no acordo os advogados Rômulo Volaco, do escritório Sperotto & Volaco Advogados, de Itapema, que acompanha os processos e o grupo há mais de 15 anos, o escritório de Filipe Mello, em Florianópolis, e o advogado Rodrigo Fernandes, que representou dois dos sócios. Também atuaram no caso os advogados Mathaus Agacci, do escritório Mathaus Agacci Advogados, e Lucas Zenatti, do escritório Cavalcanti & Zanatti.
A disputa familiar, que começou no ano passado, envolve uma parte das empresas do grupo Pasqualotto. Com o acordo firmado, todos os processos judiciais pendentes em todas as jurisdições, envolvendo os conflitos familiares, serão extintos. O controle das empresas ficará exclusivamente sob a responsabilidade de Alcino Pasqualotto, e o vínculo com os demais sócios será desfeito.
Com mais de 30 anos no mercado, a Pasqualotto Construtora soma 54 torres, 1.521 apartamentos entregues e 26 obras concluídas. No momento, a empresa tem 18 empreendimentos em andamento, com mais de 635 mil m² em obras.
Continua depois da publicidade

Aos 37 anos, Alcino, que trabalha na Pasqualotto Construtora desde 2003, é um dos mais jovens empresários do setor de imóveis de alto padrão no Litoral Norte de SC. Com o acordo, ele assume o controle de 18 empresas do grupo Pasqualotto. Além da empresa de origem familiar, ele também responde pela AP Empreendimentos e pela Pasqualotto & GT, Yachthouse, Al & GT, em que divide a administração com Geninho Thomé.
Uma das apostas do empresário foi a parceria com o estúdio italiano Pininfarina, que inclui a Pasqualotto & GT. A parceria resultou em três projetos: Yachthouse by Pininfarina, Vitra by Pininfarina e La Città by Pininfarina.
O Yachthouse, atualmente maior residencial da América Latina, foi reconhecido pelo The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design com o Prêmio de Arquitetura Americana em 2020. O empreendimento possui 294 metros de altura, 81 pavimentos, e uma lista de famosos proprietários – incluindo Neymar Junior.
Outro empreendimento premiado é o Vitra, que recebeu na Europa o German Desing Award e destaque nas Américas com o American Architecture Award America Latina.
Continua depois da publicidade
As empresas AP e Pasqualotto Construtora hoje atuam em Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Itapema e Chapecó, com um landbank de mais de 2 milhões de metros quadrados em terrenos urbanos para futuros empreendimentos.