O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) marcou a data para julgar a ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) movida pela coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União Brasil) contra o senador Jorge Seif (PL). A coligação tinha como candidato o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), que ficou em segundo lugar nas eleições para o Senado. O processo será analiado em plenário no dia 26 de outubro.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A ação pede a cassação de mandato de Seif por suposto abuso de poder econômico. São basicamente três alegações: uso de helicóptero supostamente emprestado irregularmente para participação de eventos de campanha, uso da estrutura da Havan para promoção de Seif e financiamento de propaganda eleitoral. A defesa do senador nega qualquer irregularidade.

Como PT e PL foram parar no mesmo lado em processo que pode cassar Jorge Seif

Em julho, o Ministério Público considerou a ação improcedente e baseada em “suposições”. O julgamento no TRE é a primeira etapa de um processo que tende a se estender até Brasília. Nos bastidores, é dada como certa a “subida” da ação para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Continua depois da publicidade