A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) repudiou a violência de torcedores contra jornalistas da NSC TV neste sábado (6) em Brusque, durante a partida final do Campeonato Catarinense. Em nota, o presidente da Acaert, Fábio Bigolin, diz que a entidade é solidária aos repórteres pela agressão covarde “ainda mais se tratando de uma mulher exercendo sua profissão”, em referência à repórter Ana Cristina Machado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A Acaert afirma, ainda esperar que os agressores sejam identificados e punidos exemplarmente, de acordo com a lei – e lembra que este domingo é Dia do Jornalista, lamentando que precise vir a público nesta data para exigir respeito aos profissionais.

Como relatou a coluna de Rodrigo Faraco, Ana Cristina Machado e o repórter cinematográfico Adriano Da Nahaia cobriam a final do Campeonato Catarinense nas ruas da cidade, em frente ao estádio Augusto Bauer, quando, perto do fim do jogo, foram cercados, hostilizados e empurrados por um grupo de pessoas.

Equipe da NSC é agredida na cobertura da final do Catarinense em mais um caso de violência no futebol

Continua depois da publicidade

Veja a nota da Acaert:

“Mais um episódio lamentável de violência contra equipe de jornalismo de emissora associada sofrida durante exercício profissional. Desta vez, os repórteres Ana Cristina Machado e Adriano da Nahaia, da NSCTV, foram covardemente agredidos moral e fisicamente quando acompanhavam o ambiente da torcida do Brusque em frente ao estádio Augusto Bauer, durante a partida final do campeonato catarinense, neste sábado. Diante dos fatos, a ACAERT vem a público manifestar que:

– Repudia e não tolera toda e qualquer violência com objetivo de impedir o livre exercício profissional de equipes de jornalismo das emissoras associadas.

– É solidária aos dois repórteres agredidos covardemente, ainda mais se tratando de uma mulher exercendo sua profissão.

– Espera que os agressores sejam identificados e punidos exemplarmente nos termos da lei.

– Deseja que a sociedade se conscientize sobre o trabalho da imprensa, baseado na liberdade de expressão e pensamento.

Continua depois da publicidade

– Lamentamos que, no dia do Jornalista, comemorado neste domingo, venha a público para exigir o básico: respeito e reconhecimento aos profissionais que atuam em favor da sociedade, levando a informação responsável.

Florianópolis, 07 de abril de 2024

Fábio Bigolin

Presidente ACAERT”

Leia também

Cidade que viveu auge há 100 anos vira “aposta do futuro” em SC

Marca de luxo apresenta iate feito com material de foguete construído em SC

Interferência de Bolsonaro em Balneário Camboriú entregou a Fabrício escolha do PL

Jorginho escanteia Carlos Humberto e Fabrício escolherá candidato em Balneário Camboriú

Dois motivos para a suspensão do julgamento de Seif, o oficial e o real