Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) encaminhou um ofício ao ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, pedindo imediata de renovação do Convênio de Delegação do Porto de Itajaí ao município. O envio do documento ocorre às vésperas de uma reunião decisiva do ministro dos Portos com o presidente Lula (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em que será tratada a hipótese de federalização da administração do terminal.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O atual acordo de delegação da Autoridade Portuária ao município expira em 31 de dezembro de 2024. No documento, o deputado afirma que a não renovação poderá causar paralisação das operações portuárias, causando “prejuízos severos para Santa Catarina e o Brasil, afetando a continuidade do alfandegamento pela Receita Federal e a obtenção de licenças essenciais”.
“A renovação é urgente para garantir a continuidade das operações e a manutenção dos compromissos já reforçados. A paralisação afetaria não apenas Itajaí, mas todo o estado de Santa Catarina, trazendo prejuízos imensuráveis para a economia, os trabalhadores e toda a sociedade catarinense”, afirmou o parlamentar no documento, que foi assinado pelos três Senadores e pela maioria dos deputados federais.
A coluna apurou que a exceção são os dois deputados do PT, Ana Paula Lima e Pedro Uczai. O governo federal entende que a federalização abrirá novas perspectivas de investimento no porto.
Continua depois da publicidade