Jorge Seif (PL) acompanhou os advogados em visitas aos gabinetes dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) nas últimas semanas. Foi uma estratégia da defesa para suavizar as relações do senador com o Judiciário, às vésperas da retomada do julgamento do processo que pode cassar seu mandato – a pauta será retomada na terça-feira (30).
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Em conversas privadas, o senador catarinense teria se comprometido a baixar o tom nas críticas severas ao Judiciário que eram comuns em sua atuação parlamentar.
Aliás, chama atenção a mudança na postura de Seif nas redes sociais, especialmente quanto ao Supremo. Crítico contumaz dos ministros do STF, o que era visto como uma estratégia perigosa até mesmo por aliados, Seif baixou a guarda e focou em outros assuntos nas últimas semanas, diante do julgamento.
Alexandre de Moraes quer julgar Jorge Seif, o “zero-seis” de Bolsonaro, antes de sair do TSE
Continua depois da publicidade
TSE marca data para retomar julgamento que pode cassar Jorge Seif
Nesta semana, deu uma mostra de que a mudança é consistente. Numa fala incomum, fez um elogio público ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tribuna do Senado. Seif fez referência à decisão de Gilmar que suspendeu as ações que discutem a validade do Lei do Marco Temporal e abriu processo de conciliação para debater o tema.
Leia mais:
SC recebeu R$ 900 milhões do governo federal para compensar perda de receitas
Deputada de SC tem vitória em guerra pessoal contra Lula por controle de armas
A contrapartida do projeto que “transforma” último hotel icônico de Balneário Camboriú