A região Sul apresentou aumento de 20,2% para 23,5% entre os corretores imobiliários no país, de 2019 a 2022. O levantamento foi feito pelo DataZAP+, braço de inteligência de dados da OLX Brasil, a partir de dados do IBGE divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a PNADc. Larissa Gonçalves, economista do DataZAP+, um dos indícios que explica esse movimento é o aquecimento do mercado imobiliário na região – em especial, em SC – nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
– Quando consideramos o Índice FipeZAP+, podemos observar que 5 das 10 cidades com maior valorização do metro quadrado em 2023 se concentram na região Sul – mais especificamente, em Santa Catarina, refletindo a dinâmica de oferta e demanda tanto para locação, quanto para venda – diz.
A cidade de SC que ultrapassou Balneário Camboriú e virou canteiro de obras
Os destaques catarinenses no mercado imobiliário são Balneário Camboriú, Itapema, Florianópolis e Itajaí, que estão entre as 10 cidades com metro quadrado mais caro no país.
Continua depois da publicidade
Imóveis em Balneário Camboriú valorizam quatro vezes mais que a média nacional
Outro fator que Larissa cita como relevante é o crescimento populacional na região, que está acima da média nacional.
-Também com destaque para Santa Catarina, segundo o Censo, o que é um importante indicador para o aquecimento na demanda por moradia – completa a economista.
“Prima” de Balneário Camboriú vira a nova queridinha do mercado imobiliário em SC
Os dados do IBGE mostram que o Brasil tem aproximadamente 250 mil pessoas que se enquadram como “agentes imobiliários”, considerando esta a principal atividade de trabalho. Esse número cresceu 6,77% de forma geral no período avaliado, puxado principalmente pela região Sul.
Quais são as cidades com metro quadrado mais caro no país:
Continua depois da publicidade
Leia também
Quais são os endereços de Cristiano Ronaldo em Balneário Camboriú
Top-20 cidades com metro quadrado mais caro do país passa a ter nova representante de SC
Imóveis usados são bola da vez em Balneário Camboriú e podem valorizar até 100%
Nove cidades de SC têm mais residências desocupadas do que com moradores