Já se fala nos bastidores em uma data provável para as eleições suplementares que serão convocadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Brusque, após a cassação do prefeito José Ari Vequi (MDB) e do vice, Gilmar Doerner (Republicanos), por abuso de poder econômico. A previsão é que o novo pleito seja agendado para a primeira semana de agosto.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também tornou inelegível o empresário Luciano Hang, determinou cumprimento imediato da sentença. A defesa do prefeito e do vice estão correndo contra o tempo para apresentar agravos, como é de praxe em casos como esse – mas, diante da determinação de execução imediata, neste momento não há como o processo retroceder.

Decisão do TSE sobre Brusque liga o alarme para o senador Jorge Seif

O caso de Brusque chama ateção pelas reviravoltas: prefeito e vice tinham saído vitoriosos no primeiro encotro com a Justiça Eleitoral, no TRE, e contaram com voto favorável do relator, o ministro Ricardo Lewandowski, quando o processo subiu para o TSE.

Continua depois da publicidade

Reforma Administrativa de Jorginho entra em semana decisiva na Alesc

Mas a ação teve uma guinada ao ser “pinçada” ao plenário por uma divergência do presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes, que alegou que o caso já tinha jurisprudência no TSE e considerou ter havido abuso de poder econômico e quebra de isonomia no pleito. O entendimento de Moraes foi seguido pelos ministros Benedito Gonçalves, Cármen Lúcia, Sérgio Banhos e Carlos Horbach.

Leia mais:

Governo Lula erra ao “fazer graça” com vacina fake de Bolsonaro

Conheça a história dos símbolos do Brasil em homenagem ao 7 de Setembro

Decisão do TSE sobre Brusque liga o alarme para o senador Jorge Seif