Jorginho Mello recebeu uma ligação do presidente Jair Bolsonaro parabenizando pelo resultado do PL nas eleições em Santa Catarina. A conversa ocorreu por volta de 23h30min de domingo quando Jorginho estava na estrada, a caminho de Concórdia, para voltar a Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Pesquisa
A ligação foi rápida. Entusiasmado, Bolsonaro comemorou o segundo turno de Jorginho, a eleição de Jorge Seif para o Senado, e disse que as pesquisas eleitorais estavam erradas quanto ao bolsonarismo.
Voto útil
Tudo indica que o fenômeno do voto útil, que se esperava que beneficiasse o ex-presidente Lula (PT), na verdade impulsionou o bolsonarismo nas urnas neste domingo. O objetivo do eleitor que antecipou o voto em Bolsonaro seria evitar uma vitória do PT no primeiro turno.
Continua depois da publicidade
Foi a imprensa
Jorginho cometeu um equívoco na coletiva de imprensa que fez no fim da manhã desta segunda. Disse o seguinte: “nós contratamos o instituto Mapa pra fazer nossas pesquisas e foi o que mais acertou”. Em seguida, a assessoria passou um papel ao candidato, que emendou: “deixa eu fazer uma correção, nós fizemos uma pesquisa com a Paraná Pesquisas. Quem contratou o Mapa foi a imprensa”.