A Associação Empresarial de Blumenau divulgou convite para a visita do governador Carlos Moisés (PSL) à entidade, nesta segunda-feira. O encerramento do texto chama a atenção: ele afirma que a vinda do governador é resultado de uma articulação do deputado estadual Ricardo Alba (PSL). Não lembro de algo parecido em ocasiões anteriores. O detalhe repercutiu entre aliados e adversários do deputado, que logo se deram conta do simbolismo do gesto. Afinal, a política se traduz em gestos. Não conheço as circunstâncias de produção do convite. Não sei se a menção é uma deferência ou atende um pedido. Qualquer que seja a resposta, demonstra a força e o prestígio de Alba, que assim vai ocupando novos espaços na representação regional. O trânsito junto ao empresariado é uma condição importante para quem tem aspirações na carreira política e a iniciativa do órgão classista sinaliza um reconhecimento à liderança do deputado. Pré-candidato a prefeito, ele ganha com tudo isso. Já no caso da associação empresarial, só o tempo dirá como a decisão repercutiu junto aos demais agentes políticos do município.
Continua depois da publicidade
Repasse
O governo federal liberou emenda do senador Jorginho Mello (PL) no valor de R$ 300 mil para o Fundo de Saúde de Blumenau. Os recursos vão custear serviços de média e alta complexidade da Associação Renal Vida.
Desafeto
Causam constrangimento no colegiado municipal, especialmente entre os membros do comitê gestor, as críticas do secretário de Turismo, Marcelo Greuel, ao antecessor Ricardo Stodieck. Colegas do ex-secretário entendem que ele fez um bom trabalho na administração e demonstram desconforto com a contundência dos ataques do atual titular.
Cobrança
O Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social pedirá a intervenção do Ministério Público Federal para que as construtoras de Blumenau recolham uma contribuição chamada outorga onerosa. Segundo o Estatuto da Cidade, a taxa é devida quando as edificações excedem o coeficiente de aproveitamento dos terrenos.
Continua depois da publicidade