Se depender da opinião dos vereadores, a reforma administrativa no primeiro escalão da prefeitura de Blumenau seria mais ampla do que se anuncia. Eles defendem a troca de pelo menos seis secretários de governo: Educação, Infraestrutura Urbana, Conservação e Manutenção Urbana, Chefia de Gabinete, Faema e Intendência do Garcia.
Continua depois da publicidade
O desejo de uma mudança de caráter geral indica, mais que a necessidade de ajustes políticos na gestão para a disputa das eleições de 2020, uma insatisfação até então desconhecida com áreas da administração que não estavam inicialmente elencadas no processo de reforma.
A reforma do colegiado da prefeitura passa por um núcleo que por enquanto se restringe à participação do prefeito Mário Hildebrandt (PSB), o chefe de Gabinete, César Botelho (PSDB), e o Secretário de Comunicação, André Espezim (PSB).
Mesa diretora
A chapa governista para a presidência da Câmara de Blumenau deve ter Alexandre Matias (PSDB) na presidência e Bruno Cunha (PSB) na vice.
Será?
O empresário Jorge Cenci (PSB) pode ser outro fato novo na eleição para prefeito em 2020. Ele analisa possibilidades com o grupo que coordenou sua recente candidatura para a Câmara Federal.
Continua depois da publicidade
Mocelin
O deputado Coronel Mocelin (PSL), ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Itajaí, será o líder do governo na Assembleia Legislativa. Havia expectativa de que o deputado Ricardo Alba (PSL) assumisse a vaga.
Otto e Bolsonaro
O comerciante Otto Vieira, de Blumenau, é uma indicação que ganha força nos bastidores para a ocupação de espaços no novo governo estadual ou federal. Ele liderou o comitê suprapartidário de apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) na região. O comerciante atua no ramo da caça e pesca.
PV
O presidente do PV de Blumenau, Jadison Fernandes, será o chefe de Gabinete do deputado eleito Ivan Naatz (PV) na Assembleia Legislativa.