A longa pré-campanha eleitoral vem se caracterizando por muita costura e pouco arremate. Em meio a tantas conversas, ainda não se pode bater o martelo em relação às candidaturas ao governo do Estado e ao Senado. Os três representantes de Blumenau, Décio Lima (PT), João Paulo Kleinübing (DEM) e Napoleão Bernardes (PSDB), seguem firmes no páreo.
Continua depois da publicidade
Embora as conjecturas não os coloquem nas cabeças de chapa, JPK e Napoleão são alternativas citadas em diferentes posições das mais variadas composições, algumas no âmbito de uma mesma coligação. Em uma delas, o democrata figura como candidato a vice-governador, enquanto o tucano aparece como nome para o Senado. Os partidários desta aliança projetam a estimativa de que, juntos, JPK e Napoleão levariam do Vale do Itajaí um total de 700 mil votos, soma de grande impacto na sucessão estadual.
De todos os modos, ainda que seja precipitada uma projeção neste momento, parece cada vez mais provável que Blumenau emplaque pelo menos dois representantes entre as candidaturas a governador, a vice e ao Senado.
Agenda
Continua depois da publicidade
Napoleão Bernardes (PSDB) passa o fim de semana em Florianópolis, em eventos do PSDB Mulher, segmento cuja receptividade à candidatura do ex-prefeito supera as expectativas. João Paulo Kleinübing (DEM) permanece em Blumenau, em visita a instituições contempladas com R$ 3,6 milhões em emendas ao orçamento do governo federal.
Na corrida
O vereador Adriano Pereira (PT) assumiu publicamente a condição de pré-candidato a deputado estadual. A postura atende pedido de membros do diretório, que temiam a perda da vaga para outra região. Ele ocupará o espaço da deputada estadual Ana Paula Lima (PT), que anunciou candidatura a deputada federal no lugar do marido, Décio Lima (PT).
Compartilhamento
O Observatório Social de Blumenau vive uma nova fase. Até então não era comum o compartilhamento de informações com o Ministério Público, prática que se tornou usual nos últimos tempos e que deu mais visibilidade às ações de fiscalização da administração pública.
Indefinido
O prefeito Mário Hildebrandt (PSB) ainda não decidiu se participará de um curso de formação política na Espanha em junho. A saída demanda a transferência do cargo para um vereador, articulação política que ainda depende de ajustes.
Continua depois da publicidade
Indicadores
A presença ostensiva da Polícia Militar nas ruas de Blumenau pelo segundo mês consecutivo teve reflexos diretos em diferentes indicadores da segurança pública. Na comparação com o ano passado, as ocorrências relacionadas a roubo caíram 37% e os furtos diminuíram 12%. Por outro lado, o cumprimento de mandados de prisão, as prisões por tráfico, a apreensão de drogas como maconha, crack e cocaína, e o número de armas apreendidas aumentaram em uma proporção que em alguns casos supera em 10 vezes os resultados do período anterior.