A renúncia do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) não era exatamente uma novidade, mas o anúncio na Câmara de Blumenau serviu para dimensionar o apoio ao projeto: o auditório lotou, o público era representativo e aplaudiu a decisão. O argumento que a participação nas próximas eleições devolveria o protagonismo local na política de Santa Catarina caiu como uma luva para uma audiência que há 30 anos testemunhou um movimento semelhante. Na ocasião, Vilson Kleinubing transferiu a prefeitura para Victor Sasse, projetando-se como um líder estadual de trajetória vitoriosa.
Continua depois da publicidade
A exemplo do que ocorreu na época, Napoleão demonstra coragem, entregando-se a um propósito que por enquanto é uma possibilidade. Sem garantias, o prefeito assume o desafio com o entusiasmo habitual, sensibilizando aqueles que o cercam. Se provocar por onde passa a mesma reação que desperta entre os eleitores daqui, traduzida em eleições que entraram para a história, terá uma carreira promissora. Um novo passo nesta direção ele deu ontem, criando um fato político que hoje repercute em todo Estado.
Possíveis saídas
Confirmada a renúncia do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), as atenções se voltam agora para a formação do novo governo. Em princípio, permanecem em seus cargos Alexandro Fernandes (PSDB – Samae), Ivo Bachmann Júnior (sem partido – Planejamento), Regis Evaloir da Silva (PMDB – Obras), Ricardo Stodieck (PSDB – Turismo/Vila Germânica) e Roni Wan-Dall (PP – Fazenda). Por outro lado, Carlos Lange (PSDB – Seterb), Juliano Gonçalves (PV – Regularização Fundiária), Marcelo Althoff (PMDB – Comunicação), Marco Wanrowsky (PSDB – Gabinete do Prefeito), Maria Regina Soar (PSDB – Saúde), Rodrigo Jansen (Procuradoria) e Rodrigo Quadros (DEM – Defesa Civil) devem deixar o governo.
Continua depois da publicidade
Segundo se especula, a substituição aproveitará soluções caseiras. César Botelho (PSDB), atualmente no Planejamento, deve assumir a Chefia de Gabinete. Oscar Grotmann Filho (PSDB) deve trocar a Secretaria de Desenvolvimento Social pela Comunicação, abrindo espaço para que a diretora Patrícia Sasse reassuma a secretaria. Marcelo Schrubbe (DEM) deve sair da Secretaria de Manutenção para a Defesa Civil. Michael Maiochi, que hoje é diretor, deve assumir a Secretaria de Manutenção, enquanto André Espezim deve trocar o Gabinete do Vice-prefeito pela presidência do Seterb. Na Procuradoria deve assumir o advogado Júlio de Souza, que é um dos diretores da repartição.
O vereador Alexandre Matias (PSDB) deve seguir na liderança do governo na Câmara de Blumenau.