A Ponte Norte-Sul caiu de paraquedas na agenda pública de Blumenau em 2012. Até então, não havia questionamentos em relação à anunciada ponte ligando a Rua Rodolfo Freygang à Rua Chile. A nova ponte surgiu como alternativa para uma dúvida que não existia. Desde então, gerou tantos problemas que no meio da semana o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) anunciou a suspensão da licitação da obra.
Continua depois da publicidade
No lugar dela, apresentou outra possibilidade, a duplicação da Ponte Adolfo Konder, saída técnica e política para um desafio que se resume na seguinte equação: sete anos, três projetos e nenhum canteiro de obra.
A decisão do prefeito é uma tentativa de reversão do quadro, o que ele conseguiu em parte, pois a nova ponte não despertou polêmica entre moradores do bairro Ponta Aguda e profissionais da área, ao contrário da antecessora.
Engenheiros, arquitetos e urbanistas consideram que ela cumpriria as mesmas funções da proposta original, a um custo de execução menor.
Continua depois da publicidade
Distância
A suspensão da licitação da Ponte Norte-Sul é mais um passo no processo de gradual afastamento entre o prefeito Mário Hildebrandt e o ex-prefeito Napoleão Bernardes, ambos sem partido.
Liderança
O deputado Ricardo Alba se consolidou junto à direção estadual do PSL como a referência do partido para as ações no Médio e no Alto Vale do Itajaí. A decisão amplia a base política do deputado, afastando a concorrência interna que disputava espaço na região de Rio do Sul.
Composição
No Partido Novo dois nomes circulam como alternativas para a composição de uma chapa na disputa pela prefeitura de Blumenau, em 2020: o empresário Anselmo Medeiros (ex-sócio do Colégio Universitário e do IBES, e hoje diretor comercial da Unimestre) e o advogado Dante Aguiar Arend.