A prefeitura de Blumenau anunciará em maio um pacote de terceirizações e concessões de espaços públicos para a iniciativa privada. As medidas incluem a transferência da rodoviária, dos atuais e dos novos terminais urbanos, de parques e praças. O Parque Ramiro Ruediger está fora da proposta. As entidades assistenciais com pontos de comercialização de produtos nos terminais não serão afetadas pelas medidas.
Continua depois da publicidade
Os estudos são conduzidos pelo gabinete do prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) e aprofundam o esforço de redimensionamento da administração, desencadeado com o processo de reforma do secretariado. As mudanças na estrutura organizacional serão anunciadas até o fim do mês e preveem o corte de cargos comissionados e de vagas efetivas.
No projeto de concessão de praças, há previsão de reconstrução da antiga estação de trem próximo ao prédio da prefeitura. A iniciativa de concessão de espaços públicos coincide com a proposta do vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), que no meio da semana propôs anteprojeto de lei para a transferência dos terminais urbanos à iniciativa privada.
Extinção de vagas
Na reforma administrativa da prefeitura de Blumenau, uma parte dos órgãos da administração indireta será incorporada à estrutura organizacional da administração direta, e outra parte será liquidada, a exemplo do que ocorreu com a Companhia Urbanizadora. A decisão implica na extinção de cargos comissionados e de empregos públicos.
Continua depois da publicidade
Janela partidária
A maioria dos vereadores de Blumenau em processo de mudança de legenda adiou para maço de 2020 a confirmação da transferência. A chamada “janela partidária” permitiria a troca sem risco de perda do mandato. Até lá continuam os processos de negociação. Dos 15 parlamentares do município, pelo menos sete analisam a possibilidade de nova filiação.
Organização
O PT promove sábado, em Blumenau, encontro com os diretórios de Itajaí e Rio do Sul, com a presença de Gleide Andrade, membro da direção nacional do partido.