A reforma na estrutura organizacional da prefeitura terá uma tramitação tranquila na Câmara de Blumenau. O projeto funde secretarias, extingue autarquias e fundações, e fortalece a administração direta, projetando uma economia de R$ 14,2 milhões até 2020, com a diminuição de funções temporários e permanentes.

Continua depois da publicidade

A consulta prévia a alguns vereadores facilitou o processo, pois incorporou sugestões à proposta do governo. Na área da saúde, por exemplo, os cargos comissionados de gerência foram substituídos por coordenadores que ocupam postos efetivos, medida recomendada por Marcelo Lanzarin (MDB) e que teve boa repercussão junto ao funcionalismo.

As ponderações se restringem à atuação do setor de regularização fundiária, à transformação da Fundação de Meio Ambiente em secretaria e à incorporação do Parque Vila Germânica à Secretaria de Turismo. Ainda assim, são mais dúvidas e questionamentos que objeções propriamente ditas. Se o projeto fosse à votação na sexta-feira, teria aprovação praticamente consensual. Nem os vereadores da oposição nem os independentes se manifestaram contra a matéria.

Candidato

A primeira reunião da nova executiva do PRB de Blumenau, sob a presidência do empresário Ericsson Luef, definiu que o partido terá candidatura própria na eleição para prefeito no ano que vem.

Continua depois da publicidade

Decoro

O vereador Oldemar Becker (DEM) culpou a equipe de assessores pela promoção comercial da loja dele durante a exibição de um vídeo na Câmara de Blumenau. Ele garante que não tinha conhecimento do fato. O caso pode parar na Comissão de Decoro e Ética Parlamentar por infração ao regimento interno.

Choque

Depois de duas semanas de imersão no Grupamento da Polícia de Choque, o tenente-coronel Jefferson Schmidt retomou as atividades no Batalhão da PM de Blumenau, trazendo na bagagem o primeiro lugar no curso de formação. É um dos nomes do PSL para a próxima eleição.