A reforma na estrutura organizacional da prefeitura, com a incorporação das autarquias e fundações à administração direta, atende a uma necessidade orçamentária e a um imperativo político. A mudança se baseou na projeção de uma economia aos cofres públicos, mas se ajusta como uma luva ao modelo de gestão do prefeito Mário Hildebrandt (sem partido).

Continua depois da publicidade

O estilo contrasta com a marca dos antecessores. Décio Lima (PT) e Napoleão Bernardes (sem partido) delegavam responsabilidades, enquanto João Paulo Kleinübing (DEM) se debruçava sobre as questões estratégicas.

Hildebrandt é diferente dos três. Ele aprecia a gestão cotidiana do varejo e a centralização do governo atende o desejo de controle absoluto sobre todos os atos da administração. A perspectiva de atuação oferece vantagens e desvantagens.

Uma característica desse modelo é a formação de um colegiado tecnocrata, sem expressão política própria, adequado ao estilo de gestão, mas carente de capital eleitoral para o embate nas urnas, de onde virá o veredito da população sobre o mandato do prefeito.

Continua depois da publicidade

Campanha

Somente uma prorrogação dos atuais mandatos para unificação das eleições parece capaz de impedir que o deputado Ricardo Alba (PSL) seja candidato a prefeito no ano que vem.

Decoro

A Mesa Diretora da Câmara de Blumenau recebeu denúncia contra o vereador Oldemar Becker (DEM), que supostamente aproveitou os pronunciamentos na tribuna para a promoção comercial da loja de materiais de construção dele. O caso será encaminhado à Procuradoria-Geral, que orientará o trâmite do processo e o eventual encaminhamento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Comando

O empresário Ericson Luef assumiu a presidência do PRB. A primeira reunião da nova direção executiva do diretório será na quinta-feira.

Novo

O diretório nacional do Novo aprovou, em primeira fase, a pré-candidatura a prefeito do advogado Dante Arend e do empresário Anselmo Medeiros.

Continua depois da publicidade

CORREÇÃO:

Das 7h10min às 11h30min desta quarta-feira, a coluna informou equivocadamente que o empresário Ericson Luef assumiu a presidência do PR, quando na verdade ele passou a presidir o PRB.