O diretório do PV em Santa Catarina determinou a suspensão dos direitos partidários do deputado estadual Ivan Naatz pelo período de um ano. No começo da semana, o diretório enviou ofício à Assembleia Legislativa, informando que a decisão impede Naatz de praticar qualquer ato de representação da legenda, o que criaria uma série de constrangimentos ao exercício do mandato, como a participação em comissões permanentes.

Continua depois da publicidade

O encaminhamento é mais um capítulo na queda de braço travada entre o deputado e o partido. O PV diz que Naatz pratica desobediência reiterada às deliberações internas. Por sua vez, o deputado acusa a legenda de interferência nas atividades do gabinete.

O parlamentar ingressou na Justiça com uma ação que permitiria a desfiliação, sem risco de perda do mandato. Naatz está de malas prontas para o PL (ex-PR), cujo presidente no Estado é o senador Jorginho Mello.

O nome do deputado seria uma alternativa para a disputa da prefeitura de Blumenau no ano que vem. Naatz concorreu a prefeito em 2008 e 2016.

Continua depois da publicidade

TRÂNSITO

O reumatologista Fernando Vianna elegeu-se vice-presidente da Associação Brasileira dos Médicos e Psicólogos Peritos Examinadores de Trânsito. Ele lidera a entidade em SC. Vianna foi vereador em Blumenau na década de 1990.

TECNOLOGIA

A digitalização das sessões da Câmara de Blumenau vai facilitar a descentralização do gabinete dos vereadores. As indicações e os requerimentos poderão ser encaminhados diretamente das comunidades, mediante assinatura digital. Um aplicativo, já disponível para instalação, permite que o eleitor acompanhe os processos pelo telefone celular.

CAMPANHA

Presidente do PT em SC, o ex-deputado Décio Lima disputará um novo mandato na eleição do diretório, marcada para 8 de setembro. Aliados próximos acreditam que os votos do Oeste do Estado, base do deputado Pedro Uczai, determinem o resultado da disputa. Em Blumenau, haverá chapa única, encabeçada pelo ex-vereador Erlédio Pering.