Blumenau terá representante em Brasília no ano que vem. Quem anuncia é o deputado estadual eleito Ricardo Alba (PSL). Segundo ele, o partido articula uma solução para que o suplente Rui Godinho assuma a vaga na Câmara Federal no próximo mandato. Godinho fez 56.785 votos, enquanto o último deputado eleito pelo PSL somou 60 mil votos. Alba não dá detalhes da engenharia política que permitiria a ascensão do aliado, mas diz que em breve será anunciada a decisão.
Continua depois da publicidade
A solução mais previsível seria a nomeação de um dos deputados eleitos para um cargo na administração federal ou estadual, em caso de vitória nas eleições para presidente e governador, o que abriria uma vaga em Brasília.
Rumo ao PSL?
São insistentes os boatos de que o prefeito Mário Hildebrandt vai se desfiliar do PSB. Ele está descontente com a aliança com o PT na eleição presidencial. O prefeito declarou voto no presidenciável Jair Bolsonaro, motivo de especulações sobre a sua transferência para o PSL, onde se nega entendimentos nesta direção. A decisão será anunciada até o fim do ano e cria suspense sobre a reedição da aliança com o PSDB para a disputa da reeleição.
Continua depois da publicidade
De volta à sala de aula
O ex-prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) reassume na semana que vem a vaga de professor da Furb, onde leciona no curso de Direito. Segundo aliados próximos, ele também voltará a advogar. Napoleão é especialista na área criminal.
Em Brasília
O partido Novo confirma que lançará candidato para a prefeitura de Blumenau em 2020, mas nega que a articulação passe pela transferência de domicílio eleitoral do deputado federal eleito Gilson Marques, que mora em Pomerode. Segundo a executiva, o filiado cumprirá o mandato integralmente e não disputará a próxima eleição. Todos os candidatos do partido assinaram um termo de compromisso no qual assumem, entre outras obrigações, o compromisso de exercer o mandato até o final.
Mesa Diretora da Câmara
A disputa da Mesa Diretora da Câmara de Blumenau deve ter duas chapas. Encerrada a primeira fase das eleições gerais, o tema ganhou força no plenário. Entre os possíveis candidatos se incluem Alexandre Matias (PSDB), Almir Vieira (PP), Marcelo Lanzarin (MDB) e Professor Gilson (PSD). Segundo uma tradição política recente, eleger-se presidente da Câmara nos últimos anos do mandato é meio caminho para a vaga de vice-prefeito no período seguinte.