Desde que assumiu a prefeitura, há sete meses, o prefeito Mário Hildebrandt (PSB) ainda não formou um colegiado estável. O secretariado está permanentemente em formação. A cada semana se sucedem as substituições no primeiro escalão, seja por injunção dos partidos, pedidos de demissão ou decisão do próprio prefeito.

Continua depois da publicidade

No começo da semana ocorreu de novo: substituições no Seterb e na Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, sucedendo uma feita recentemente na URB. As razões que motivaram as últimas reposições são as mesmas que levaram às alterações na Secretaria da Fazenda, na Secretaria de Infraestrutura Urbana e no Samae: os titulares partiram em busca de novos projetos profissionais.

Hildebrandt não tem responsabilidade direta pelas saídas, mas o constante troca-troca é um entrave à estabilidade política-administrativa da gestão. Quando assumiu, o prefeito teve a oportunidade de uma ampla reestruturação no colegiado, mas recuou na decisão.

Ocorre que as substituições inicialmente cogitadas se confirmaram com a passagem do tempo, incluindo pastas como Seterb, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa do Cidadão, entre outras. Agora se fala novamente de uma reforma, mas não seria surpresa se ela novamente se concretizasse a conta-gotas.

Continua depois da publicidade

Reunião

O deputado Ismael dos Santos (PSD) reuniu-se com o futuro líder do governo na Assembleia Legislativa, Coronel Mocelin (PSL), e o deputado Ricardo Alba (PSL), cotado para a liderança da bancada. Ismael articula a relação com a nova gestão.

Alternativa

O nome do empresário Ericsson Luef circula como alternativa para a Secretaria de Agricultura do Estado. Ele está no MDB, mas pode se transferir para o PR ou o PSL.

PSL em Gaspar

O PSL está estruturando uma junta executiva em Gaspar. O grupo que participou das primeiras reuniões inclui membros com estreita proximidade com o prefeito Kleber Wan-Dall (MDB), de cujo governo pode ser uma estrutura de apoio, segundo se especula no município.

Rumo ao FM

A Rádio Nereu Ramos será a primeira emissora AM de Blumenau a migrar para o FM. A mudança será anunciada em breve. A decisão permitirá a retirada da antena de transmissão próxima ao Aeroporto Quero-Quero e a consequente ampliação da pista.

Continua depois da publicidade