Presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) assinou nota oficial na qual, em nome dos pares, questiona a viabilidade do Projeto Recuperar.
Continua depois da publicidade
O projeto transfere para as prefeituras a responsabilidade pela manutenção das rodovias estaduais. Cada uma receberá verba de acordo com a extensão das estradas. Os repasses para a região chegariam a R$ 500 mil por mês, valores considerados insuficientes diante da afirmação dos prefeitos de que 70% dos trechos das rodovias estão em estado ruim ou péssimo.
A nota da Ammvi tem uma estrutura eminentemente técnica, mas produz repercussões políticas, porque evidencia um isolamento da região na relação com o governo do Estado. No Vale do Itajaí, as associações do Alto Vale e do Litoral aderiram ao projeto.
Blumenau e vizinhança, que estão no meio do caminho, ficaram de fora, descolando-se da posição majoritária na mesorregião. Neste contexto, a postura também coloca em destaque a figura do prefeito Hildebrandt.
Escaldado
Continua depois da publicidade
A militância do PT reagiu com cautela à vitória parcial da ex-deputada Ana Paula Lima no TSE. O pedido de vista no processo que lhe daria a vaga na Câmara Federal provocou uma felicidade contida entre os filiados.
Digitalização
A Câmara de Blumenau fará na próxima terça-feira a primeira sessão totalmente digital. A automatização dos processos facilitará o diálogo da população com os vereadores e permitirá a redução do número de servidores. O presidente da Casa, Marcelo Lanzarin (MDB), planeja o lançamento de um plano de demissão voluntária para o próximo ano.
Sobreposição
Assessores próximos ao prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) consideram pouco provável que o candidato a vice na chapa dele seja um representante do segmento evangélico. Eles defendem que o nome tenha um perfil político complementar, que favoreça o diálogo com o eleitor jovem. A hipótese elimina metade dos interessados na vaga.